Como funciona? Sessões e tratamentos

Laser Light = Energia

Por acaso já reparou como a sua cabeça fica quente quando usa um chapéu preto num dia muito ensoleirado?

Isso acontece porque a luz do sol é absorvida pela cor do seu chapéu.

A tinta de uma tatuagem é como o seu chapéu, o pigmento absorve a energia da luz do laser e acontece a perfuração do mesmo.

Como funciona?

  1. Foca-se a energia do laser sobre os pontos da pele onde haja tinta, e depois de ter seleccionado os filtros adequados, projecta-se sobre a pele pigmentada. Os pigmentos são absorvidos pela energia rompendo a cápsula onde se encontra a tinta, permitindo ao corpo absorve-la e destruí-la naturalmente pelo sistema linfático e vias transepidermicas.
  2. Passado um tempo prudencial (mínimo 1 mês) repetiremos a mesma operação com um pouco mais de potencia. Serão necessárias mais 5 sessões para eliminar completamente o pigmento, sendo que com 3 sessões poderemos deixar a pele preparada para voltar a tatuar por cima (cover-up). Insistimos que o numero de sessões vai variar de caso para caso, pelo qual não se pode garantir um resultado por numero de sessões, sendo o corpo que se encarrega de eliminar o pigmento.

Posso remover apenas uma parte da tatuagem?

Sim. Podemos apenas remover a cara da sua “pin-up” para poder ser refeita, ou mesmo tirar o nome no meio do coração.

O nosso laser é muito preciso.

Posso remover micropigmentação?

Actualmente deparamos-nos com um numero cada vez maior de pacientes insatisfeitos, apresentando trabalhos grotescos de maquilhagem definitiva, sem qualidade nem harmonia, o que gera preconceito contra um trabalho que só deveria facilitar a vida das pessoas.
No intuito de amenizar os maus resultados, e em alguns casos sara-los completamente, utilizamos o laser como despigmentante, que é um técnica capaz de remover os pigmentos implantados na pele através da maquilhagem permanente.

Por ser um procedimento traumático, antes de ser iniciado, é feita uma avaliação detalhada, para que a técnica somente seja realizada em caso inevitáveis, pois a esta técnica pode ser aliada a correcção de cor, caso se trate de um caso de “cover-up”.

Esta técnica pode ser usada para a remoção de pigmentos de sobrancelhas, lábios e outras pigmentações semelhantes.

Posso ficar com marcas, cicatrizes ou queimaduras?

O Laser Light é um laser de ultima geração. É uma maquina que emite um disparo de luz acústica em apenas 5 nanos de segundo, não dando tempo para produzir danos na pele. Os disparos só produzem efeito sobre a pele pigmentada, sendo que na maioria dos pacientes não cria cicatriz pós tratamento, no entanto a criação de cicatriz é uma possibilidade em qualquer tratamento medico que envolva a pele.

Se tem predisposição para coloides ou se despigmenta com facilidade, as probabilidades são maiores. Se seguir correctamente as nossas indicações pós-tratamento as probabilidades de poder vir a ter cicatrizes serão menores.

Posso comprar uma sessão de cada vez?

Sim, pode comprar uma sessão de cada vez. No entanto oferecemos um desconto de 10% na compra de um pacote de 5 sessões ou de 20% na compra equivalente a um pacote de 15 sessões.

O paciente ao iniciar o tratamento ser-lhe-á atribuído um cartão de marcações, que deverá ter sempre consigo e apresentar em cada sessão a fim de poder usufruir do desconto do próprio cartão, isto sendo que depois de realizar 5 tratamentos terá como desconto no 5º tratamento de 5%, pois temos como principal preocupação a satisfação do cliente.

Como se faz sentir sobre a pele?

A remoção da tatuagem a laser tem sido descrita como uma sensação de rotura de um elástico sobre a pele. Basicamente o mesmo tipo de sensação que teve ao fazer uma tatuagem, mas isso em metade do tempo.

Antes do seu tratamento poderá aplicar na área a ser tratada um creme tópico com uma mistura de anestésico e calmante.

O que posso fazer antes e após do tratamento?

Antes do tratamento:

  • Evitar bronzear a área a ser tratada.
  • Evitar aspirina ou outros anti-inflamatorios não hormonais durante uma semana antes do tratamento.
  • Aplicar se necessário um anestésico tópico em creme na área a ser tratada, 60 minutos antes do procedimento.

Após o tratamento:

  • Aplicar o creme recomendado pelo terapeuta imediatamente após a sessão.
  • Lavar diariamente com água tépida.
  • Evitar banhos de emersão, piscinas e saunas.
  • Não esfregar, arrancar crostas ou apanhar sol na área tratada.
  • Compressas frias podem ser aplicadas caso necessário.
  • Descanse e eleve a área tratada.

Quantos tratamentos vai precisar?

É sempre necessário efectuar um diagnostico cliente a cliente. O numero de sessões irá variar de acordo com a dimensão do trabalho, o tipo de cores, a profundidade a que foi pigmentado, o tipo de pigmento que foi utilizado, como também a antiguidade da tatuagem.
Outras vertentes associadas ao numero de sessões, terão a ver com o sistema de regeneração de cada indivíduo, a hidratação, e os cuidados pós-tratamento no processo de regeneração aconselhado pelo técnico.
Portanto durante a sua primeira consulta, será estimado o numero de tratamentos que deverão ser necessários para remover a sua tatuagem em comparação com a escala de “Kirby-Desai”, tendo em conta vários factores uma vez que cada pessoa e cada tatuagem são únicos.

Fases de remoçāo da tatuagem

Original

3 Meses

6 Meses

  • Primeira Etapa:
    Após a sua visita inicial, você irá retornar a cada 6 a 8 semanas. Provavelmente só depois de algumas visitas começará a notar resultados. O seu organismo primeiro começa por descodificar as partículas de tinta desfragmentadas e só depois se encarrega de as libertar.
  • Segunda Etapa:
    Começa por notar que os pigmentos mais escuros e pretos vão desaparecendo mais rapidamente e que os tons mais brilhantes, como vermelhos, azuis e verdes tendem a persistir sendo estes mais difíceis de eliminar.
  • Terceira Etapa:
    Depois de 5 a 15 visitas uma tatuagem pode estar completamente removida. Embora algumas cores mais teimosas como o branco sejam mais difíceis de serem removidas, a maior parte da tinta é absorvida pelo seu organismo.
    A sua tatuagem deixa de ser perceptível aos seus olhos.

Cuidados a ter na utilização do laser

Antes de iniciar o tratamento de laser deverá ser removida a maquilhagem e os protectores solares para não haver interferências da luz na superfície da pele. Além disso, os produtos usados na composição como os sais metálicos e os óxidos (por exemplo o dióxido de titânio) podem incendiar-se após a exposição aos pulsos do laser Q-Switched.
A protecção ocular durante a utilização do laser QS é obrigatória, porque a exposição à luz do laser pode estar na origem de lesões da retina e cegueira definitiva. Este traumatismo é indolor pelo que não existe sinal de alarme. Os paciente tratados com isotretionina nos últimos 6 meses ou com antecedentes de cicatrizes hipertróficas, têm maior risco de cicatrização inestética.

Qual a importância da energia do laser utilizada?


É muito importante, sobretudo em segundas sessões, uma variação da energia no laser, pois é quando o pigmento está mais debilitado, e a energia que pode absorver não é tão altar. É neste caso que se aumenta a energia do laser, tornando-o mais potente.

Qual a importância da Fototerapia (led)?


A lâmpada de infravermelho ou led é frequentemente utilizada no âmbito da estética; esta lâmpada eléctrica cujas características lhe garantem uma acção eficaz no âmbito de uma emissão de raios infravermelhos. Ao ser absorvida pelos diferentes tecidos do organismo, esta radiação provoca o seu aquecimento e posterior difusão, afectando diversas estruturas vizinhas, pelo que, como vimos pode ser considerada um método termoterapeutico.
A este propósito convém salientar, no entanto, que este calor actua sobretudo a nível superficial, uma vez que se trata da aplicação de um foco de produção externo, a partir do qual o calor é emitido, tendo depois de atravessar os diferentes tecidos, sendo que alguns deles actuam como isoladores térmicos (pele e tecido adiposo), o que dificulta a sua propagação a camadas mais profundas, limitando assim, o efeito térmico às estruturas mais superficiais.
A sua aplicação deve ser efectuada sobre uma pele totalmente limpa e isenta de qualquer tipo de pomadas ou cremes, para que assim se inicie o processo de autorregeneração celular.
O tempo de aplicação depende, por um lado, da sensibilidade especifica do indivíduo que está a ser submetido ao tratamento, e por outro, do efeito terapêutico pretendido. Por regra uma sessão de “IR” não deve ter uma duração inferior a 10 minutos, nem superior a 30 minutos, sendo a distancia compreendida entre 20 a 40cm.
Assim que a radiação começa a ser aplicada, a temperatura da pela aumenta, conferindo-lhe uma tonalidade rosada.
O aumento progressivo do calor na pele pode provocar sudação. Caso a irradiação tenha sido relativamente prolongada, os tegumentos adquirem um rubor um tanto ou quanto irregular, que no entanto, vai desaparecendo por si ao longo das horas seguintes, não deixando qualquer tipo de pigmentação.

Porque há tatuagens que levam mais tempo que outras a desaparecer?

  • Sistema Imunitário único
    O sistema imunitário de cada indivíduo é diferente e esse é o principal factor que vai determinar o tempo que o corpo leva a desfragmentar o pigmento, fazendo-o ao seu próprio ritmo, que é individual.
  • O seu fototipo de pele
    Os tons mais claro de pele (I/II/III) geralmente têm uma maior taxa de sucesso na remoção de tatuagens a laser, sendo que maior parte dos tipos de pele podem ser tratados.
    Algumas tatuagens removidas a pacientes são reduzidas significativamente na sua aparência após a primeira sessão.
  • Tipos de cor usados
    Pigmentos pretos, vermelhos, laranjas escuros e azuis escuros, usualmente irão responder de forma relativamente rápida aos tratamentos a laser. O verde, roxo, laranja e castanho claro podem exigir mais visitas.
  • Tipos de pigmento
    As tintas usadas por fazer tatuagens não são regulamentadas, por isso há muitas tintas a serem usadas que afectam a pele de diferentes formas.
    Embora os resultados do tratamento poderem variar, a tinta usada por um tatuador amador normalmente responde a uma taxa mais rápida do que a tinta usada por um tatuador profissional.
  • Morte da tatuagem
    Uma tatuagem que é tapada por outra (cover-up) tem normalmente mais camadas de tinta sobrepostas como também abrange mais profundidade na derme, necessitando assim de mais tratamento para a sua completa remoção.

 

Podem-se remover todas as tatuagens?

Nós usamos o laser mais avançado e a técnica mais recente. No entanto o tratamento não é mágico. Muitas vezes não é possível remover a tatuagem na totalidade, pois os pigmentos mais profundos persistem, deixando uma sombra do que foi a tatuagem.
Em outros casos após a completa remoção, a pele tratada fica mais clara do que a pele ao redor, como uma mancha esbranquiçada, que pode ser transitória ou não.
Hiperpigmentação também pode ocorrer, deixando a pela mais escura que a pele não tratada. No que se refere ao tipo de pigmento utilizado, normalmente todos podem ser removidos, excluindo determinados tons tais como amarelos, verdes e rosas, que vão requerer mais tratamentos.

O que o paciente terá de ter em conta antes do tratamento

O terapeuta de remoção de tatuagens deve informar ao paciente as seguintes formalidades antes de iniciar o tratamento.

  1. Não há garantia para a remoção completa devido à variabilidade na profundidade, densidade e composição da tinta, só o sistema imunitário do paciente é que vai definir o tempo que o pigmento leva a sair do organismo.
  2. São necessárias várias sessões de tratamento a laser para a remoção completa (normalmente de 5 a 15 sessões).
  3. Tatuagens coloridas podem exigir mais tratamentos do que tatuagens apenas de cor preta.
  4. Os tratamentos de laser serão espaçados em intervalos de 6 a 8 semanas, para permitir ao organismo o trabalho de eliminação da tinta.
  5. As tatuagens mais velhas, podem responder melhor ao tratamento do que as tatuagens mais recentes.
  6. As tatuagens profissionais exigem mais tratamentos do que as tatuagens amadoras.
  7. O procedimento a pesar de ser relativamente rápido, é desconfortável.
  8. A quantidade de tinta removida por sessão varia muito de paciente para paciente e de sessão para sessão, isto no mesmo paciente.
  9. Após o pigmento de tinta ser removido da pele subjacente, poderá vir a causar descoloração temporária ou alterações na textura do tecido.

A tatuagem desaparece logo após o meu 1º tratamento?

Não. Há vários factores envolvidos na determinação de quantos tratamentos a sua própria tatuagem irá necessitar, mas normalmente são necessários entre 5 a 15 sessões.

Porque não mudou nada logo após o meu tratamento?

Isso é completamente normal. Algumas pessoas podem mesmo ver a sua tatuagem ficar mais escura, após o seu primeiro tratamento.
Cada pessoa responde de uma forma diferente ao tratamento. O tratamento é somente eficaz com visitas múltiplas.
Basta apenas ser paciente e seguir os conselhos da terapeuta e terá os melhores resultados possíveis.

Como ficará a minha pele logo após o tratamento?

Após o tratamento com laser, a sua pele poderá apresentar uma descoloração branca e a área em redor da tatuagem poderá ficar avermelhada e um pouco inchada.
Isto é normal e desaparecerá lentamente com o tempo. Os resultados máximos de tratamento levam cerca de 5 a 6 semanas.
Após o tratamento, uma pomada antibacteriana e gaze poderá ser aplicada à área tratada para minimizar possíveis infecções.

Poderei voltar antes das 6 semanas?

A cicatrização não é a razão para o espaço de tempo entre os seus tratamentos. O laser não expele a tinta; quebra-a para que depois possa ser removida pelo seu sistema imunológico.
Se determinar fazer o tratamento várias vezes sem a pausa necessária, o laser estará simplesmente a alvejar a tinta e o seu organismo não terá tempo de resposta, como também estará a pagar mais pelo mesmo resultado.

Qual o valor do tratamento?

O preço do tratamento varia conforme o tamanho e a cor da tatuagem, podendo variar de um mínimo de 100€ a um máximo de 350€ por sessão. A diferença de valores deve-se ao numero de disparos do raio laser.
Quanto maior for a tatuagem, mais disparos serão necessários.

 

Como obtenho os melhores resultados?

A maioria dos pacientes ficam emocionados logo após os primeiros tratamentos, mas ao passar as varias etapas da remoção por vezes tornam-se impacientes.
É importante relembrar que cada sessão não terá o mesmo efeito. O organismo pode reagir de forma diferente de tratamento para tratamento.
Para melhores resultados, siga as instruções do nosso terapeuta o mais estritamente possível; isso irá assegurar a remoção mais profunda no mais curto espaço de tempo.

Há algumas limitações após o tratamento?

Poderá retornar à sua vida normal logo após o tratamento, tendo cuidado para não coçar ou esfregar a zona tratada. Se estiver exposto ao sol, deve cobrir a área para evitar queimaduras, antes estar completamente cicatrizado.